quinta-feira, 10 de novembro de 2011

NOTICIAS

Campeão Espanhol, Corunha pode ter castigo exemplar



Castigo exemplar pode afastar Liceo dos rinques por dois anos

O Liceo da Corunha poderá ser castigado pela Confederação Europeia de Patinagem (CERS) por ter faltado à Supertaça Europeia, sendo o cenário mais provável o da suspensão das competições europeias por um período mínimo de dois anos.

O clube espanhol, que alegou ser anti-regulamentar a realização da prova em jogo único em Viana do Castelo, não só recusou defrontar o Benfica, como recorreu da decisão do Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH) junto da CERS. Mas, soube-se agora, que, provavelmente por desconhecer os trâmites regulamentares, o clube galego cometeu um erro ao enviar o recurso para o comité executivo da CERS, em vez de o ter feito para o comité disciplinar, o que significa que, não sendo o comité executivo competente para julgar o recurso, este deverá ser considerado nulo. Mas não cumprindo ainda o disposto na alínea um do artigo 69 do regulamento de disciplina da CERS, que implica que um recurso seja acompanhado de uma taxa de 500 euros, o Liceo não soube formalizar o seu apelo. Há ainda a particularidade de, no documento enviado à CERS, o objecto do recurso se centrar na data (5 de Novembro) e não no jogo único em Viana, como publicamente expôs.

Agora, a falta de comparência, que também não foi justificada nas 48 horas posteriores ao jogo (artigo 41, alínea 2), e face ao recurso nulo, pode ser considerada grave, como prevê o artigo 22, que configura "desobediência às disposições legais".

Entretanto, o Liceo não terá como anular a conquista da Supertaça Europeia pelo Benfica, uma vez que também não fez accionar o disposto na alínea 4 do artigo 25, em que "o resultado do jogo é tacitamente considerado homologado decorridas 48 horas, salvo se registe uma reclamação".

O JOGO sabe que na CERS haverá uma proposta para considerar as acções do Liceo muito graves, o que, de acordo com o artigo 23, obrigará o clube a uma multa que pode ir aos 30 mil euros e uma suspensão dos dois aos cinco anos.

Se os campeões europeus tivessem formalizado o recurso de acordo com o disposto nas leis da CERS, e tivessem comparecido ao jogo, ainda que sob protesto, tudo seria diferente. Contudo, com um pesado castigo a pairar sobre o Liceo, a deliberação final não deverá ser conhecida antes do dia 10 de Dezembro, data da reunião anual do comité central da CERS, agendada para o Porto.
 
fonte ( www.http://hoqueiminhoto.blogspot.com/ )