quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ENTREVISTA

ENTREVISTA



( foto www.fpp.pt )

Entrevista da atleta ao site da FPP

Marlene Sousa: prodígio que brilhou na prata de Portugal
                
Marlene Sousa tem apenas 16 anos, mas mais do que uma esperança é já uma certeza do Hóquei em Patins feminino. No Campeonato da Europa, que decorreu no Pavilhão do Cronenberg, Alemanha, foi a melhor marcadora de Portugal, com seis golos concretizados, mais um do que a consagrada Vânia Ribeiro, e, naturalmente, tornou-se numa das principais protagonistas da medalha de prata conquistada pelo conjunto orientado tecnicamente por Ernesto Sebastião.

«A nossa participação no Campeonato da Europa é resultado do muito trabalho que realizámos no estágio que durou três semanas. Cada jogadora veio para fazer o melhor possível e foi muito bom ter disputado esta competição», afirma Marlene Sousa, em declarações, ao «site» da Federação de Patinagem de Portugal.

A melhor marcadora do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, em 2010/2011, marcou golos em todos os jogos de Portugal, demonstrando que a estreia no Campeonato da Europa a nível sénior não a perturbou: «O objectivo é, em primeiro lugar, a vitória de Portugal. Depois, tudo o resto vem por acréscimo, como resultado do trabalho de toda a equipa. Quando chegámos à Alemanha, sabíamos que tudo era possível, fizemos o melhor possível, mas isso não foi suficiente para derrotar uma equipa forte como a Espanha».

Marlene Sousa recorda momentos mais especiais do Europeu: «Foi bom lutar pelo título com uma equipa como a Espanha. Derrotámos as vice-campeãs do mundo, depois de termos estado a perder. No Mundial, a França tinha vencido as espanholas. Empatámos com a Alemanha, a equipa da casa, com o pavilhão cheio. Goleámos a Suíça, mas não foi fácil, porque o primeiro jogo cria sempre ansiedade».

A goleadora destaca, também, o contributo de Vânia Ribeiro durante a competição: «É uma jogadora muito importante. Trata-se da nossa capitã. ‘Puxa’ por nós nos momentos mais difíceis, tem bastante experiência, muitos campeonatos nacionais ganhos e presenças no Campeonato da Europa e do Mundo. Tem força e garra, sendo, por isso, um exemplo a seguir».

A luta pelo título no Campeonato do Mundo de 2012 já está no horizonte de Marlene Sousa: «Lutar pelo título no Mundial é sempre possível. Vamos trabalhar para darmos o nosso melhor. Se marcar, fico contente, mas o que importa mais é o sucesso da equipa».

Ambição no Campeonato Nacional

Marlene Sousa continuará a representar a Sanjoanense na próxima época. Com um discurso ponderado, a hoquista sonha com lugares de elite no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal, embora sem assumir, directamente, a conquista de títulos como objectivo: «Queremos igualar ou melhorar o quarto lugar que conseguimos na época passada. Em relação à Taça de Portugal, pretendemos estar na ‘final four’, tal como aconteceu na temporada anterior. Só perdemos com o Lobinhos no Golo de Ouro».

fonte ( www.fpp.pt )