quarta-feira, 22 de outubro de 2008

NOTICIAS



CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS 2008-2009


PORTUGUESES DE 5ª CATEGORIA...


AÇORES DE FORA NA FORMAÇÃO!!!!!!!!


A FPP aprovou uma alteração aos quadros competitivos sendo uma das alterações mais significativas (quase a única) a redução da participação das equipas açorianas dos escalões de formação nos campeonatos nacionais. Os Açores já não tinham participação de clubes nos escalões de Infantis, Iniciados e Juniores, estando a nossa única representação a cargo do Campeão Açoriano de Juvenis (que participava na 2ª Fase do Nacional!!!) e a nível de selecções, a participação do nossos seleccionados no Torneio Inter-Regiões da Páscoa. Perante este quadro, achou a FPP que a participação dos Açores era DEMASIADA, e assim vai de reduzir a participação do Campeão Açoriano de Juvenis que agora, em vez duma fase regular, primeiro terá de disputar uma eliminatória com o Campeão Madeirense e só depois (se vencer) participa numa liguilha em campo neutro com o vencido dum jogo entre os 2ºs classificados da prova 2 nacional. Todos nós concordamos que é na competição que as equipas evoluem. Que hipótese terá uma equipa que não fez qualquer jogo nacional contra outra que teoricamente é a 4ª melhor equipa nacional e que já disputou (pelo menos) 16 jogos na 1ª e 2ª Fase do Nacional? Se a FPP quer sustentar a tese de que as equipas açorianas são piores que as do continente, então coloque-as num estádio ANTERIOR da competição, nunca numa quase final num jogo só! E para quem nos qualifica de “equipas mais fracas”, convém consultar a página referente a “Épocas Anteriores” (neste site) para confirmar que em diferentes época houve equipas continentais ainda mais fracas que nós (épocas 2000-2001, 2001-2002, 2002-2003 e 2004-2005).
Como vai a FPP utilizar a verba para os Juniores, que NUNCA foi utilizada (nunca houve participação dos Juniores Açorianos a nível nacional!!!)? Vai justificar-se que a utilizou para os Juvenis? Só na época passada, porque antes o IND garantia aquela verba às equipas continentais que se deslocavam aos Açores e Madeira, já que as equipas Açorianas SEMPRE tiveram o apoio do seu governo!!!! Depois vem o problema das equipas continentais gastarem muito dinheiro quando vêm aos Açores… Só se forem aquelas com as quais NUNCA jogamos!!! Porque até agora as equipas que vêm cá, voltam no mesmo dia e no avião seguinte! Custos: ZERO (se descontarmos a refeição que também gastariam se se deslocassem no continente em viagens maiores). E no continente? Não se pagam portagens? E gasóleo? O Avião está pago!!! E algumas equipas (poucas) ainda nos confidenciam que vão aproveitar a vinda aos Açores para ficar mais um dia e dar um passeio aos seus jogadores que bem merecem!!! E porque não? E não é para conhecer Portugal que o desporto TAMBÉM DEVE SERVIR?
Está TUDO MAL quando uma Federação não promove a modalidade EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL (o nosso é, como chama a FPP, Território das Regiões Autónomas – E a Constituição da República Portuguesa que define CLARAMENTE que ninguém será descriminado por descontinuidade territorial?) e aponta razões economicistas para justificar a EXCLUSÃO PURA E SIMPLES DUMA EQUIPA PORTUGUESA NO SEU CAMPEONATO NOS MESMOS MOLDES DOS OUTROS!!! Está MUITO MAL quando não se liga á Constituição da República Portuguesa. E para que serve uma Federação? Afinal é uma entidade com fins lucrativos? Ou deve promover as modalidades e a competição em todo o território nacional?. Quanto vai agora pagar uma equipa açoriana para participar numa competição se só faz UM JOGO? O mesmo que os outros que competem durante 7 meses? Veja-se o actual campeonato da 3ª Divisão! Um ABORTO! 4 Séries de 10 equipas cada, 5 meses de competição. ABSURDO! E porque insistiu a FPP em manter este figurino se quem se manifestou só o fez para pedir uma alteração para 3 zonas? E não foram poucos… ERA FÁCIL RESOLVER O PROBLEMA. Mas escudando-se em estatutos e regulamentos, nada se fêz.



Está tudo dito!!!