sexta-feira, 10 de outubro de 2008

NOTICIAS



NOVAS REGRAS DE JOGO APROVADAS



Na assembleia geral, realizada em Akita no Japão, dia 08 de Outubro 2008 , para além da reeleição do alemão Harro Strucksberg para um novo mandato de quatro anos à frente dos destinos do Comité Internacional de Rink-Hockey (CIRH), foram também aprovadas as novas regras para a modalidade, baseadas numa proposta do Comité Técnico do CERH, e que trazem alterações profundas para a modalidade,que entrarão em vigor em 2010 no campeonato Europeu e em 2011 no Campeonato do Mundo, sendo no entanto da competência das Federações colocar em prática, ou não as alterações durante o período de transição.

NOVAS REGRAS DE JOGO

1- O Guarda-Redes já pode estar (na sua posição-base) com um joelho no chão, excepto na situação de marcação de penalty, na qual só pode ter os patins e stick apoiados no chão. A área de Guarda-Redes será reduzida e qualquer jogador pode estar naquela área sem restrições, desde que não impeça as acções do Guarda-Redes.
2- A linha de anti-jogo desaparece. Os jogadores, para além dos habituais 10 segundos para sair da sua zona defensiva, vão poder recuar da linha atacante para a linha defensiva (definida linha do meio-campo) desde que a bola não esteja na zona defensiva mais do cinco segundos.
3- A marcação do Penalty passa a ser feita SEM APITO DO ÁRBITRO. Aquele levanta o braço e permite que o jogador que marca o penalty o faça num período de 5 segundos, contados com a ajuda do braço do árbitro que fará 1 movimento lateralizado com o braço por cada segundo que passe.
4- A marcação do Livre Directo passa a ser feita também SEM APITO DO ÁRBITRO mas agora na zona central da pista, numa marca que fica dois metros atrás da actual marca de penalty, a 7,40 m da linha de baliza. Os procedimentos para a marcação são os mesmos do penalty (não há apito e o árbitro permite 5 segundos para a sua execução, assinalados por movimentos lateralizados do braço), mas neste caso o jogador pode também transportar a bola para a baliza, tal como já hoje se processa a marcação.
5- Acabam os cartões amarelos! Passam a existir 2 tipos de Faltas: Faltas Técnicas, as mais leves e de que são exemplo: levantar a bola acima da altura permitida, deslocar intencionalmente uma das balizas , ultrapassar os 10 ou 5 segundos na sua zona defensiva, pontapear a bola, tocar a bola com outra parte do corpo em contacto com o solo para além dos patins, etc... faltas que são penalizadas com a marcação de livre indirecto. E depois vêm as Faltas Pessoais, que podem ser cometidas pelos elementos do banco de suplentes e/ou pelos jogadores em pista. Estes podem fazer "Faltas Leves", penalizadas sempre como Faltas da Equipa (a partir da 10ª falta a equipa é punida com um Livre Directo), "Faltas Graves", que implicam sempre a admoestação com Cartão Azul e que dará origem SEMPRE a suspensão temporária (2m), livre directo ou penalty contra a equipa e ainda Power Play )equipa joga com menos aquele jogador durante o tempo de suspensão) e ainda "Faltas Muito Graves", que implicam a exibição do Cartão Vermelho, a consequente exclusão do jogo, marcação de livre directo ou penalty e "Power Play" com a duração de 4 minutos. Uma equipa nunca pode ter mais de dois jogadores suspensos. Não sendo possível ter menos de 3 jogadores em campo, se houver nova falta que dê origem a cartão azul e 2 minutos de suspensão, o jogador É SUSPENSO mas pode haver substituição, com o intuito de manter sempre o mínimo de 3 jogadores em pista. No entanto, o tempo de Power Play SERÁ ACRESCIDO dos 2 minutos relacionados com a suspensão do jogador admoestado com Cartão Azul.
6- Quando uma equipa beneficia de uma falta na zona inferior da sua área defensiva (atrás da linha superior da área, ou seja, onde se marcam os penalties, pode marcar a falta em qualquer local, não sendo necessário que se desloque para um ponto específico de marcação de faltas.
7- Passam a ser permitidos os BLOQUEIOS, CORTINAS E ECRANS. Estes podem ser legais ou ilegais (no caso do bloqueio, será ilegal quando o jogador está em movimento, não tem o stick no chão ou aquele ultrapassa a distância de 1 metro da sua linha dos patins, faz um bloqueio nas costas do adversário, etc...)
8- O tempo de jogo para seniores será SEMPRE de 25 minutos, mesmo que num torneio realizado em dias consecutivos.
9- Nas competições importantes, passa a haver um 3º árbitro, que controlará o tempo de jogo e o preenchimento da ficha de jogo. Cada federação pode tornar obrigatória a utilização do 3º árbitro em algumas competições, à sua escolha.


in cumhoquei.com