terça-feira, 13 de abril de 2021

NOTICIAS - FORMAÇÃO

 



Retoma – Orientação N.º 036/0020 da DGS

Informamos que nos termos da Orientação nº 036/2020 da DGS, na sua versão revista em 31/03/2021, a retoma das atividades desportivas:

 

1. Treinos dos escalões de formação:

Estão autorizados os treinos dos escalões de formação a partir de 19 de Abril. Para tal, é exigido que todos os atletas sejam portadores de um resultado negativo até 72 horas antes.

Estes testes podem ser testes rápidos de pesquisa de antigénio (TRAg) ou PCR.

Os autotestes não são considerados para este efeito.

2. Competições:

Em contexto de competição para os escalões de formação e seniores, seguindo o disposto na Orientação 036/2020 da DGS, a testagem dos atletas e restante staff é fortemente recomendada.

Em relação aos escalões seniores, a DGS recomenda que seja implementado um plano de testagem de acordo com a incidência cumulativa a 14 dias do SARS-CoV-2 no concelho de origem do clube.

3. Testes:

A Federação de Patinagem de Portugal irá apoiar os Clubes de Portugal Continental com o pagamento dos testes dos escalões de formação (até sub-15, inclusive), enviando aos Clubes o número de testes de acordo com o número de atletas inscritos na FPP, até 30 de abril de 2021.

Os Clubes devem guardar um registo dos testes efetuados, devidamente validado por um profissional de saúde, por forma a apresentá-lo às entidades competentes sempre que solicitado.

Para obtenção dos testes, os Clubes devem:

  1. Solicitar junto da FPP, através do preenchimento do formulário de solicitação de testes, o número de testes (indicando o número de atletas inscritos na FPP e respetivo escalão de formação);
  2. O formulário deve ser enviado para retoma.formacao@fpp.pt;

4. Teste positivo – Procedimento:

Caso o resultado do teste TRAg seja positivo deve ser repetido com PCR – em articulação com as Autoridades de Saúde territorialmente competentes ou através da linha SNS24, e no prazo de 48h.

5. Todas as disposições anteriores, desde que não estejam em desconformidade com estas indicações, mantêm-se inalteradas.

 

Luís Sénica

Presidente da Federação da Patinagem de Portugal